Quer trabalhar com conteúdo? Confira este guia!

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
20 de maio de 2023

Quando comecei a minha trajetória como freelancer em 2019, confesso que não tinha muita clareza sobre o passo a passo para me tornar produtora de conteúdo.

Na época, fiz alguns cursos sobre SEO e comecei pegando trabalhos para escrever artigos para blogs. Aos poucos, as coisas foram acontecendo, mas fico imaginando como tudo teria sido se eu tivesse clareza sobre alguns aspectos que hoje são muito óbvios.

A verdade é que nada nunca é óbvio para quem está começando um novo caminho profissional, por isso, gosto de compartilhar o que aprendi para ajudar quem está no início dessa jornada.

Trabalhar com conteúdo é uma possibilidade para qualquer pessoa ao redor do mundo que goste de escrever. Mas, para atuar como freelancer, também são necessárias algumas outras coisinhas além do conhecimento técnico.

No artigo de hoje, compartilho um pouco sobre o assunto por meio de 5 dicas. Vem comigo!

1. Defina os tipos de serviço que irá oferecer

Como produtora de conteúdo, você pode se especializar em diferentes formatos de conteúdo.

Há profissionais que só trabalham com artigos para blogs, outros focam em gerenciamento de mídias sociais e há também quem faça um pouco de tudo.

Para tomar essa decisão, deixo aqui algumas dicas:

  • estudar sobre as peculiaridades de cada área dentro da produção de conteúdo para entender o que você mais gosta;
  • conversar com outros profissionais para absorver um pouco sobre as demandas reais do dia a dia;
  • fazer cursos e aprender um pouco de tudo sempre vai bem para ter uma visão 360 e, depois, escolher qual caminho seguir.

2. Crie um portfólio

Um portfólio é uma porta de entrada para qualquer profissional autônomo.

Há várias formas de construir o seu, aqui vão algumas dicas:

  • utilizar plataformas como Behance, onde é possível subir arquivos e links em um único lugar;
  • criar um PDF (bem bonitinho, com a sua identidade visual) se apresentando, contando sobre projetos e habilidades;
  • criar um site no qual você centraliza todas as suas informações (você pode fazer por conta própria, em ferramentas como Wix, ou contratar um desenvolvedor para fazer tudo do zero).

Ah, e lembre-se que se estiver muito no começo da carreira e não souber o que colocar no seu portfólio, é possível:

  • fazer alguns trabalhos voluntários na sua área;
  • ter projetos pessoais.

Essas são duas formas de demonstrar o seu potencial e criar portfólio mesmo sem ter atendido nenhum cliente. 😉

3. Esteja presente no LinkedIn para atrair clientes

Outro ponto importante para quem deseja atrair oportunidades interessantes, é se manter ativo, principalmente no LinkedIn.

A maior rede social profissional do mundo é um excelente canal para se conectar com pessoas da área, receber indicações e ser visto por quem está em busca de um produtor de conteúdo.

Diferentemente do que muitos pensam, o LinkedIn não é uma rede para falar apenas de carreira. Por lá, você pode expor todo tipo de reflexão e aprendizado e o melhor de tudo é que as palavras por si só já são muito relevantes (enquanto em outras redes os conteúdos podem precisar de suporte de imagens ou vídeos).

Além disso, no LinkedIn você vai conhecer outros freelas e profissionais que, eventualmente, poderão te indicar para oportunidades. Por isso, esteja aberta para fazer conexões!

4. Comunique-se de forma clara

Além de produzir conteúdo no LinkedIn e em outras redes sociais, você deve sempre manter a coerência em todos os outros tipos de comunicação: e-mails, site, mensagens etc.

Para isso, é importante ter clareza sobre a imagem que você deseja fortalecer, ou seja: como você quer que as pessoas te enxerguem? Quando pensarem em você, quais associações devem ser feitas?

Use a escrita como a sua maior aliada para se comunicar com clareza em todos os pontos de contato. Dessa forma, cada vez mais as pessoas entenderão quem você é, o que faz e quais tipos de trabalho oferece. E, assim, oportunidades alinhadas aos seus objetivos vão surgir!

Por onde começar?

São muitas decisões e necessidades quando estamos começando em uma nova área e formato de trabalho.

Para te ajudar, criei o curso Produção de Conteúdo Digital, no qual compilei todo o meu conhecimento sobre o assunto para orientar quem está iniciando nessa jornada ou para quem quer aprimorar suas habilidades.

O curso está repleto de dicas práticas, exercícios e exemplos, ou seja, é perfeito para você que busca um conteúdo mão na massa mesmo. Passaremos por todas as etapas essenciais em relação ao assunto para que, após as aulas, você se sinta muito mais seguro e preparado para produzir conteúdo digital:

  • Conceitos básicos de marketing de conteúdo
  • Escrita criativa sensível e como aplicá-la em seus textos
  • Orientações práticas para estruturar artigos e posts no feed
  • Marca pessoal X Escrita: como fortalecer a sua imagem por meio dos seus conteúdos
  • Como extrair todo o potencial do LinkedIn produzindo conteúdo
  • Passo a passo para criar a sua estratégia de conteúdo
  • Dicas para superar travas na hora de escrever

Isso significa que o curso é uma ótima escolha para quem quer atuar com produção de conteúdo atendendo clientes, mas também para quem deseja escrever para si, nos seus próprios canais.

Conteúdo completo, com mais de 3 horas de videoaulas, além de exercícios e materiais complementares. Sem contar as aulas bônus com professores convidados!

Bora se inscrever? Vem comigo! Acesse a página do curso para conferir todos os detalhes.