Como trazer mais leveza e simplicidade para a sua escrita?

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
9 de junho de 2022

Quem me acompanha sabe que sou defensora da escrita sensível e marcada pela simplicidade. Mas não se engane: a simplicidade não implica em um texto raso, superficial. É possível abordar conteúdos profundos com uma linguagem simples e próxima, que se conecta ainda mais com os leitores.

E é sobre isso que quero falar no artigo de hoje: como trazer mais leveza, sensibilidade e simplicidade para a sua escrita?

Muitos alunos relatam para mim que sentem dificuldades na hora de escrever, principalmente porque se sentem presos a uma escrita muito engessada e, assim, percebem que o leitor se afasta. O tema pode ser até interessante e a pessoa sabe escrever conforme as regras da língua portuguesa, mas ainda assim não consegue o principal: a conexão.

Para conferir algumas dicas que ajudam nesse sentido, continue a leitura deste artigo e seja bem-vindo(a) ao meu universo de palavras!

1. Escreva como você fala

Evite uma linguagem muito rebuscada. Palavras difíceis podem até ser bonitas, mas a realidade é que irão afastar o seu leitor.

Um ponto muito importante: escrever como você fala não significa ignorar as regras da gramática, afinal, na língua portuguesa há muitas diferenças entre a fala e a escrita. Significa apenas manter a fluidez. Imagine que você está escrevendo para uma amiga e, portanto, a para que a linguagem será seja pautada na simplicidade que, consequentemente, trará mais leveza ao texto.

2. Repare na pequenezas do cotidiano

A simplicidade não mora apenas na linguagem, mas também nos assuntos que você aborda quando escreve. Há uma ideia equivocada sobre a necessidade de escrever sobre temas complexos mirabolantes, mas já parou para refletir sobre como as pequenezas do dia a dia rendem ótimas reflexões e dicas?

Além de facilitar o seu processo criativo, abrir o olhar para o cotidiano garante um conteúdo com mais chances de promover uma conexão real com as pessoas. No final das contas, somos todos seres humanos vivendo dores e  alegrias muito semelhantes e quanto mais você escrever sobre isso, maior será a identificação gerada.

3. Escreva sobre o que você conhece

Você já sofreu com a tentativa de escrever sobre um assunto que não domina? Vamos combinar que, além de ser chato, também acaba impactando bastante no resultado.

Se tem uma coisa que não combina com leveza e simplicidade é escrever sobre aquilo que você não conhece, não gosta ou não tem uma relação direta. O processo se torna muito mais engessado e sofrido e tudo isso se reflete aparece na sua escrita.

A leveza e a simplicidade moram dentro de você

Algumas pessoas enfrentam mais dificuldades para permitir que essa leveza e simplicidade nasça naturalmente. Anos de escola, faculdade e regras sobre como escrever acabam engessando o processo.

O importante é saber que está tudo dentro de nós e é possível resgatar ou até mesmo descobrir uma escrita muito mais sensível dentro de você. Precisa de ajuda para fazer isso? Então, vem comigo!

Quer continuar aprendendo? Conheça o meu curso!

Mais de 400 pessoas já passaram pelos meus cursos, consultorias e aulas. É um prazer enorme ajudar tanta gente nessa linda jornada com as palavras. Se você se identifica comigo, te convido para conhecer o meu curso online Produção de Conteúdo Digital.

Dá uma conferida no que você vai aprender:

  • Conceitos básicos de marketing de conteúdo
  • Escrita criativa sensível e como aplicá-la em seus textos
  • Orientações práticas para estruturar artigos e posts no feed
  • Marca pessoal X Escrita: como fortalecer a sua imagem por meio dos seus conteúdos
  • Como extrair todo o potencial do LinkedIn produzindo conteúdo
  • Passo a passo para criar a sua estratégia de conteúdo
  • Dicas para superar travas na hora de escrever

É um curso muito completo, cheio de dicas, exercícios, materiais complementares, exemplos e aulas bônus com professores convidados, entre eles: Rodrigo Barreto, Adelane Rodrigues e Ana Luísa de Oliveira.

Clique aqui e garanta a sua vaga agora mesmo!