Como escrita e saúde mental se relacionam?

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
10 de julho de 2022

Nem todo mundo sabe, mas a escrita é uma grande aliada da saúde mental. Aliás, todas as formas de expressão artísticas são.

Quando comecei a utilizar essa ferramenta como forma de aliviar a dor e colocar no papel os meus sentimentos, nem me dava conta de que também estava fazendo um bem enorme para o meu equilíbrio emocional.

Hoje, escrever é profissão, hobby e paixão. Escrevo para os meus clientes, mas também escrevo para mim, seja no blog, LinkedIn, Instagram ou no meu caderno (aliás, essa é a minha forma preferida de escrever). O momento em que acendo uma vela, escolho canetinhas e abro o journal para escrever é um ato de amor próprio, conexão e autoconhecimento.


Leia também: A necessidade de se desconectar do mundo para se conectar consigo mesmo


E por ser tão apaixonada pela escrita, tenho como uma das minhas grandes missões inspirar mais pessoas a se aprofundarem nos benefícios dessa atividade. E é isso o que compartilho neste texto com o objetivo de inspirar mais pessoas a inserirem este hábito em suas rotinas!

1. O ato de escrever é um recurso terapêutico

Escrever é uma maneira de traduzir em palavras o que sentimos, nossos medos, inseguranças, alegrias, ou seja, tudo o que se passa dentro de nós. Dessa forma, conseguimos explorar o nosso interior e organizar as ideias e emoções.

Os benefícios são físicos e mentais, principalmente em relação à melhora do humor e redução de ansiedade. O ato de escrever ajuda a acalmar, reduzindo hormônios ligados ao estresse, além de melhorar o sistema imunológico.

O mais importante nesse caso é entender que não há regras. Você não precisa escrever tudo “perfeito” e se preocupar com o julgamento alheio. Apenas escreva e se deixe levar pelo momento sem nenhum tipo de filtro.

Uma dica: entender qual formato de escrita te atrai mais, por exemplo, você pode escrever textos mais longos ou até mesmo fazer listas. Vale tudo!

Lembre-se de que não é necessário (a não ser que você queira) compartilhar os seus escritos com ninguém. Pode ser algo que você faz apenas para si mesma em seus momentos de solitude e reflexão.

2. Com a escrita, vem a liberdade

Às vezes, nos sentimos presos em padrões ou situações que nos são impostas ou das quais não sabemos como sair. A escrita tem um potencial enorme de liberdade: ao escrever, você se permite mergulhar em outras dimensões, voltar para o passado, refletir sobre o presente ou focar no que deseja para o futuro.

A nossa saúde mental está muito atrelada a padrões de comportamento e a como reagimos em determinadas situações. A escrita é uma ferramenta valiosa para se aprofundar e compreender as suas próprias emoções para lidar de forma mais inteligente com problemas do dia a dia.

3. A escrita te ajuda a atingir seus sonhos e objetivos

Sabia que um ser humano é capaz de gerar por volta de 70 mil pensamentos por dia? Com tanta coisa passando pela nossa cabeça, é fácil acabar se perdendo e não focando naquilo que realmente importa para atingir seus sonhos e objetivos.

Ao colocar tudo isso no papel, você consegue organizar melhor o que está buscando e clarear seus desejos. É comprovado por pesquisas, por exemplo, que escrever um diário de metas aumenta a probabilidade de alcançá-las porque eleva a motivação para colocar as ações em prática.

Como cultivar o hábito da escrita?

Muita gente até acha tudo isso interessante, mas não consegue incluir o hábito na rotina. Como tudo na vida, é preciso de consistência para colher os benefícios e as minhas dicas para não desistir no meio do caminho são:

  • entenda em qual horário do dia se sente mais disposta para escrever;
  • não se cobre para escrever todos os dias, mas mantenha uma consistência de pelo menos 1 ou 2 vezes por semana;
  • crie um ambiente inspirador para escrever: música, velas, incenso etc;
  • não se preocupe com gramática e ortografia, apenas escreva o que sente sem filtros;
  • se quiser, além de escrever faça colagens e desenhos.

Quer levar bem-estar e saúde mental para a sua empresa?

Sou uma grande defensora das artes. Qualquer expressão artística me encanta e estou muito feliz em colocar no mundo um novo projeto com a Ju Varella, especialista em desbloqueio criativo e aquarela.

Juntas, criamos um workshop para empresas que desejam fomentar a criatividade, inovação e o bem-estar no dia a dia corporativo. Acreditamos que a saúde mental deve ser um pilar dentro das organizações e, por meio da união de duas expressões artísticas, a escrita e a aquarela, queremos proporcionar momentos de descompressão e inovação para os colaboradores.

Criamos um modelo de workshop de acordo com as necessidades e preferências da organização. Se quiser saber mais e receber uma proposta, envie um e-mail para contato@brunacosenza.com. Será um prazer levar a inovação para a sua empresa!