Carta para as amigas que se perderam no tempo

cartas
Bruna Cosenza
1 de abril de 2020

Querida amiga,

É claro que quando começamos uma amizade não imaginamos que ela poderá se desfazer, mas que erro é pensar que todos os laços são para sempre.

Nós não nos vemos há anos ou meses, nem me lembro mais! E, para falar a verdade, não sinto falta.

Confesso que me sentia culpada no começo, mas depois me dei conta de que era apenas o movimento natural da vida. São poucos os que ficam e desconfio de quem tem amigos o suficiente para lotar um estádio de futebol.

Quando somos novos, temos a tendência de querer ter muitos amigos. Desejamos ser populares e amados, sem nos darmos conta de que na realidade isso não significa nada.

É um baque quando alguém de quem gostamos de verdade vai embora. Às vezes, acontece sem que a gente perceba. Um laço forte começa a se desfazer bem aos pouquinhos e quando nos damos conta a pessoa já não faz mais falta. Foi assim com a gente, né?

Nós até nos perguntamos como que isso foi acontecer, afinal, precisávamos uma da outra. Compartilhávamos risadas, alegrias, dores, medos. E, de repente, sumimos assim?

Sim. Provavelmente você estava ocupada com outras prioridades, porque eu já não te preenchia mais (e o mesmo vale para mim). Muitas vezes, esse afastamento não acontece de maneira racional. Apenas acontece naturalmente.

Perdi amigas como você dessa forma e doeu muito no começo. Tentei reatar, conversar, fortalecer o elo. Por algum motivo, nada funcionava e eu me culpava, acreditando que era falta de empenho da minha parte.

Na verdade, você também não me procurava. Nenhuma de nós sentia falta e isso era o mais assustador. A gente gosta de dizer que á fase, mas pode ser que nunca mais volte a ser como antes. Talvez não seja uma fase e sim um fato: o que tínhamos acabou.

Depois que isso aconteceu várias vezes, entendi que ao longo da vida muitas amigas vão se perder no tempo. Vou sentir falta, me questionar sobre as razões do afastamento, mas não vou mais me culpar.

Finalmente entendi que talvez isso signifique que o papel que tínhamos uma na vida da outra acabou. Vamos olhar para o passado com carinho (e até um pouco de saudades), mas nos lembraremos de que no presente a nossa amizade não faz mais sentido. Caso fizesse, estaríamos juntas.

Não vou mais me culpar como antes. Apenas aceitarei que, assim como tudo na vida, as pessoas vem e vão. E são poucas as que ficam.

Obrigada por tudo o que vivemos juntas. Foi incrível.

Com carinho,

Sua amiga.