Como você lida com as incertezas da vida?

autoconhecimento
Bruna Cosenza
22 de junho de 2022

Ansiosa de carteirinha como sou, sempre tive muita dificuldade para lidar com o incerto.

Há pouco mais de um ano comecei a fazer terapia para me cuidar e tratar um quadro de ansiedade. Entre tantas descobertas sobre mim mesma, uma me chamou muito a atenção: diante de uma incerteza o meu padrão de comportamento é focar sempre nas possibilidades negativas.

Isso é muito difícil, porque às vezes fico criando monstrinhos na minha cabeça e não me permito enxergar as possibilidades positivas também (acredite, elas existem).

Por mais que esse seja o meu comportamento há anos, para cair a ficha foi preciso que a minha psicóloga me falasse essa conclusão com todas as palavras exatamente. Isso é terapia minha gente!

Enfim, resolvi escrever este texto porque recentemente terminei de ler “The Comfort Book”, do Matt Haig, que aborda muito questões relacionadas à ansiedade e como lidar com as incertezas. Aprendi a encarar o assunto a partir de outras perspectivas e é um pouquinho disso que compartilho em seguida. Vem comigo?

Incertezas são possibilidades

Tudo o que nos é estranho ou desconhecido pode gerar frio na barriga e angústia. Para alguns, o fato de não saber o que vai acontecer em determinada situação se torna um fator de ansiedade porque o desejo é sempre de controlar tudo.

Mas já parou para pensar que, ao mesmo tempo que algo ruim pode nascer da incerteza, também pode surgir algo bom?

Incertezas são possibilidades diversas que ainda não se concretizaram e, por isso, alimentam a nossa ansiedade. A tendência que algumas pessoas têm de focar apenas no lado negativo é nociva e as faz esquecer de que a vida não é feita apenas de coisas ruins.

Por mais que o incerto seja amedrontador, afinal, você não sabe exatamente o que te espera lá na frente, também é uma possibilidade algo novo, bonito e inspirador nascer. Com isso em mente, a dica é deixar de encarar a incerteza como algo indesejado.

Independentemente de qualquer coisa, momentos ruins vão acontecer ao longo da sua vida. O mais importante é ter clareza de que esses momentos ruins não resumem a história toda que você vive, são apenas um pedacinho desafiador que é necessário enfrentar.

Não tente controlar o incontrolável

Por mais que você faça muitos planejamentos, tenha em mente que a vida é imprevisível.

Acidentes, brigas, conquistas, convites… Muita coisa que não esperamos pode acontecer. E, cá entre nós, a vida seria muito sem graça se não fosse assim, né?

Mas toda moeda tem dois lados e, ao mesmo tempo que adoramos ser surpreendidos por algo positivo, detestamos ser pegos de surpresa por um acontecimento ruim. Mas essa é a vida e, por isso, não se apegue tanto a tudo o que planejou na sua cabeça.

Organização e planejamento são ótimos, mas não são capazes de controlar o incontrolável. Lembre-se disso!

Encontre conforto na incerteza

Para lidar de uma forma diferente com as incertezas e encontrar conforto no desconhecido, cultive a mentalidade de que quando as coisas estão incertas, há sempre possibilidades em aberto. Há esperança. E isso é ótimo!

Se tudo fosse certo e previsível, você nunca teria a oportunidade de fazer algo diferente, viver algo inusitado, ser surpreendido por algo bom.

A incerteza também pode ser um grande motor de movimentos positivos na sua vida. Por isso, não tente fugir do incerto. Abrace-o e encontre conforto naquilo que ainda não se concretizou. E faça o seu melhor para enxergar não apenas as possibilidades negativas, cultivando esperança naquilo que está por vir.