Seis dicas de livros inspiradores que vão despertar a sua vontade de ler
Mais um post com dicas de livros! Dessa vez, trouxe alguns que considero inspiradores. Coloquei desde grandes ícones como Tolstói, até escritoras contemporâneas que descobri por acaso na internet, como a Marcella Brafman. Todos os livros que recomento aqui são cheios de sensibilidade, questionamentos existenciais, dilemas amorosos, e MUITO conteúdo para preencher mentes e corações <3
Quando Nietzsche Chorou – Irvin D. Yalom
Com certeza, um dos meus preferidos. Essa leitura é obrigatória para quem ama psicologia. O autor mescla fatos reais e fictícios para relatar o encontro entre Nietzsche e o psicanalista Josef Breuer. Para ajudar o filósofo alemão com as suas crises existenciais e suicidas, o próprio Breuer acaba tendo que encarar os seus dilemas mais profundos. Assim, juntos, mergulham em suas profundezas mais obscuras e descobrem com a terapia através da conversa o grande poder que nasce daquela amizade.
PS: Existe o filme baseado na obra, mas eu sou suspeita para falar e com certeza prefiro o livro!
A Identidade – Milan Kundera
“A Identidade” foi um daqueles livros que prendeu muito a minha atenção – lembro de ter lido em apenas uma tarde. O autor, sempre magnífico, aborda o comportamento e sentimentos humanos por meio de uma linha muito tênue entre o que é sonho e o que é realidade. As reflexões sobre a identidade são construídas por meio de conflitos vividos por Chantal e Jean-Marc. Ambos fazem diversos questionamentos, sendo muitos baseados nos olhares alheios que estão sempre nos cobrando, cobiçando, forjando ou simplesmente nos ignorando.
A Hora da Estrela – Clarice Lispector
Acho que é a minha obra preferida de Clarice, pois abrange alguns questionamentos existenciais muito interessantes. A protagonista, Macabéa, é uma jovem alagoana que mora no Rio de Janeiro e mal tem consciência de sua existência. Intrigante e extremamente ingênua, ela nos faz repensar inúmeras questões de nossas vidas, nos fazendo entender a morte como um possível encontro com nós mesmos. Clarice tem uma facilidade incrível de, por meio de histórias simples, abordar incríveis questões da profunda essência humana.
A Morte de Ivan Ilitch – Liev Tolstói
Ivan Ilitch era um juiz respeitado e bem posicionado socialmente, no entanto, tudo muda quando se vê diante da morte. Ao se dar conta de que está doente e com os seus dias de vida contados, o protagonista começa a realmente refletir sobre inúmeras coisas que passavam despercebidas quando se encontrava em ótimo estado de saúde. Começa a questionar a sua antiga vida, percebendo que esta tinha sido baseada apenas em aparências, interesses, status e mentiras. Completamente desiludido, ele começa a buscar um sentido para a sua existência. A narrativa pode ser descrita como um grande grito angustiado de Ivan atrás de um significado que preencha tudo aquilo que o rodeia.
Mikaela: O desencontro – Marcella Brafman
Gosto da forma simples que a autora consegue contar uma história com a qual muitas pessoas conseguem se identificar. A protagonista, Mikaela, é uma garota completamente comum, que acabou de se mudar para São Paulo para trabalhar como jornalista e, ao mesmo tempo, está vivendo situações amorosas muito parecidas com aquelas que vivenciamos. A leitura é muito gostosa, fazendo o leitor se sentir próximo de Mikaela e despertando a enorme vontade de ler uma continuação da história.
O Confidente – Hélène Grémillon
Outro dia estava na livraria e comprei por impulso (vi que a história se passava em Paris e confesso que não resisti). Não posso dar uma opinião completa, pois ainda estou terminando de ler, mas coloquei na lista porque estou gostando muito e a história prende bastante a atenção. A narrativa gira em torno de Camille, que após a morte de sua mãe começa a receber inúmeras cartas de pêsames e, entre elas, uma carta sem assinatura nem remetente, contando a história de amor de Louis e Annie. A partir disso, temos duas narrativas acontecendo em paralelo, mas que com certeza irão se cruzar até o final. O romance mistura amor, suspense, e relatos históricos. Pretendo fazer um post mais profundo quando terminar a leitura, mas recomendo desde já.