Por que contratar uma produtora de conteúdo freelancer para a sua marca?

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
7 de novembro de 2022

Final de ano chegando e sempre gosto de fazer um balanço para analisar os últimos 12 meses como freelancer.

Uma coisa é sempre certa: é desafiador!

Entre altos e baixos, a gente vai se equilibrando para tentar viver o melhor da vida freela e enfrentar os perrengues com otimismo.

Além disso, costumo fazer uma análise dos clientes atuais e perspectivas para o ano que está por vir. É comum ter alguns clientes mais firmes, que você saber que vão continuar com você por bastante tempo e outros que oscilam um pouco.

Por isso, gosto bastante de, nessa época do ano, sempre que possível alinhar com os clientes se eles têm intenção de continuar a parceria nos próximos meses. É claro que imprevistos podem acontecer, mas já me ajuda a ter uma ideia de como vou iniciar o ano.

Visto que estou nesse momento de balanço e análises, pensei em listar por aqui algumas razões para você, pessoa ou empresa, contratar um freelancer (no caso, uma produtora de conteúdo) para 2023. Afinal, vender o peixe de vez em quando não faz mal, né?

1. Produzir conteúdo não é mais um diferencial, é uma obrigatoriedade

Ninguém mais ousa negar que a produção de conteúdo tem um papel fundamental na estratégia digital de qualquer pessoa ou empresa que queira ampliar o seu alcance.

Seja você um profissional que deseja fortalecer a sua marca pessoal ou uma empresa que precisa atingir mais clientes e se firmar no mercado, a produção de conteúdo é uma excelente estratégia.

Com os canais digitais ganhando cada vez mais relevância nos últimos anos, essa se tornou uma obrigatoriedade, ou seja, se você não existe no meio digital já está perdendo muito espaço para a concorrência.

Para empresas, podem ser trabalhados diversos canais (tudo depende da estratégia), mas os mais comuns são blog e redes sociais.

Já para pessoas que desejam se posicionar e ganhar autoridade em seus nichos, o LinkedIn é o melhor canal: por meio de um trabalho de ghostwriting, auxilio profissionais de diversos segmentos a ganharem relevância na maior rede social do mundo.


Leia também: Como me tornei LinkedIn Top Voice? Um pouco sobre a minha história


O que é ghostwriting?

Trata-se de um projeto no qual oriento o cliente em relação à estratégia de conteúdo a ser aplicada e escrevo os conteúdos que são assinados em nome de outra pessoa. É um trabalho sigiloso, ou seja, não recebo créditos pelos textos.

2. O freelancer certo é muito mais próximo e dedicado do que agências

Uma alternativa aos profissionais freelancers são as agências. Não é porque sou freela, mas posso dizer que já vi muitos casos de clientes extremamente insatisfeitos com as entregas de produção de conteúdo pequenas agências.

Normalmente, elas têm pouca estrutura e começam a pegar vários clientes para fazer volume. Com isso, a tendência é que a qualidade da entrega caia bastante.

Não digo que todos os freelancers sejam impecáveis, mas acredito que se a escolha for certeira, os resultados serão melhores. O freela tem uma preocupação em garantir excelência na sua entrega, afinal, é o seu nome que está em jogo e, para continuar crescendo profissionalmente, precisa fazer um bom trabalho.

Para um freela, nunca é “só mais um cliente”, até porque sozinho ele nem consegue pegar tantos clientes como uma agência. E pode apostar que, na maioria das vezes, há uma preocupação com a satisfação e a qualidade acima de tudo.

3. Possibilidade de contar com um time de especialistas

Quando você contrata uma produtora de conteúdo freelancer, se necessário, pode complementar o time com outros profissionais especialistas, por exemplo, um designer.

Dessa forma, de acordo com as suas necessidades, você cria um time de especialistas que farão entregas em conjunto e garantir maior qualidade nos resultados.

A produtora de conteúdo pode atuar também como gestora, ou seja, alguém que, além de escrever os conteúdos, irá gerir os demais freelancers.

Agenda aberta para projetos em 2023

Todo final de ano, após o balanço e alguns términos de contratos, costumo abrir a minha agenda para novas possibilidades de projetos. E agora não está sendo diferente!

Como redatora, tenho experiência com a produção de artigos otimizados para SEO, materiais ricos, ghostwriting e conteúdos para redes sociais e sites. Admiro e escrevo textos que realmente sejam capazes de criar conexões autênticas com as pessoas.

Já produzi conteúdos para empresas como SOAP, Vittude, CI e Banco Cora, além de conduzir projetos de ghostwriting com profissionais diversos.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho no meu site e, se tiver interesse, te convido para entrar em contato por e-mail no bruna.dcosenza@gmail.com ou pelo formulário de demandas de conteúdo.

Vamos juntos(as) fazer acontecer?