5 livros de escritoras mulheres para incluir na sua estante

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
20 de maio de 2020
livros-escritoras-mulheres

Como prometido, continuo empolgada com a produção de conteúdos focados em mulheres escritoras. Comecei com um artigo que indica 5 grandes escritoras brasileiras e depois escrevi uma carta especial para mulheres escritoras. Agora, gostaria de compartilhar algumas dicas de livros de mulheres que já li e gostei muito.

Se você está buscando diversificar a sua estante de leituras, confira as minhas indicações!

1. Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery

Recentemente concluí o primeiro livro da coleção de Anne, da escritora Lucy Maud Montgomery. Quem me conhece sabe que primeiro assisti a série da Netflix, “Anne with an E“, e me apaixonei.

Eu e a minha amiga que temos um Clube do Livro (sim, nós temos um clube de duas pessoas), decidimos incluir “Anne de Green Gables” e os demais livros da coleção na lista de leituras do clube.

Por mais que este primeiro livro não tenha prendido tanto a minha atenção porque eu já conhecia a história, estou super empolgada para ler o próximo, “Anne de Avonlea”. No primeiro livro, nos deparamos com Anne, uma pequena órfã, que é adotada por Marilla e Matthew (são irmãos e não um casal). Ao longo da história, mergulhamos nas aventuras da garota em seus primeiros meses em Green Gables.

O que eu mais gostei no livro foi a linguagem pouco rebuscada (apesar de ter sido um livro escrito no início de 1900), a construção muito característica dos personagens e a abordagem de temas atemporais. Anne é sonhadora e otimista, assim como na série! Indico a leitura principalmente para quem deseja ler uma história que consegue ser leve, impactante e inspiradora ao mesmo tempo.

2. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai

Malala é uma jovem inspiradora. Conhecer melhor a sua história nessa autobiografia foi muito interessante. Além de me aprofundar nos detalhes da sua cultura e religião, finalmente compreendi melhor os detalhes sobre o trágico atentado que a garota sofreu.

Ela foi baleada pelo Talibã por defender o direito das mulheres de irem à escola. Como não se interessar por uma história tão emocionante e bonita como essa? Recomendo o livro principalmente porque nós, mulheres que vivemos tão longe desta dura realidade, precisamos entender que ainda há muita luta pela frente!

3. Minha irmã, a serial killer, de Oyinkan Braithwaite

Com o objetivo de diversificar um pouco mais essa lista de livros de mulheres, trago uma dica de livro de uma escritora nigeriana. Tive o prazer de participar de uma palestra da autora quando estava fazendo uma oficina de escrita em São Paulo. Ganhei o livro e devorei em poucas semanas.

Muito curiosa e, ao mesmo tempo, assustadora, a história é sobre duas irmãs, Korede e Ayoola. Enquanto Korede é amargurada e pragmática, a irmã mais nova, Ayoola, é a preferida e a mais bonita. Mesmo com a existência de certa rivalidade entre elas, o laço da irmandade permanece muito forte ao longo da narrativa.

A história gira em torno dos namorados de Ayoola, que apareceram mortos, e de como as irmãs lidam com a situação. Suspense e tensão marcam a construção da história, mas há também muito bom-humor. O estilo de escrita da autora é leve, o que torna a leitura bem gostosa e rápida.

4. Um dia ainda vamos rir de tudo isso, de Ruth Manus

Para complementar esta lista de livros incríveis, quero falar sobre a brasileira Ruth Manus. Eu adoro o estilo de escrita dela, pois é leve e simples, ou seja, bem parecido com o meu.

Este livro está repleto de crônicas sobre relacionamentos, trabalho, padrões de beleza, machismo e muitos outros assuntos contemporâneos. Ruth é capaz de utilizar acontecimentos banais do cotidiano e brilhar por meio de reflexões e ensinamentos super atuais.

Não tem como não se identificar como boa parte dos textos deste livro. Indico de olhos fechados para quem curte ler crônicas leves, mas que abordam temas relevantes.

5. Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur

Por fim, quero terminar esta lista de livros de mulheres com a incrível Rupi Kaur. Se você curte poesia, provavelmente já ouviu falar da escritora canadense que nasceu na Índia. Com apenas 27 anos, a autora já explodiu e conquistou leitores ao redor do mundo todo.

O livro “Outros jeitos de usar a boca” foi o primeiro que li da escritora e foi uma experiência maravilhosa. Os poemas abordam temas importantes como amor, perda, violência, abuso e feminilidade. Mesmo tratando de assuntos pesados e dolorosos, Rupi Kaur também consegue transmitir leveza e lindos aprendizados. Para completar, o livro conta com ilustrações incríveis que acompanham as poesias.


Curtiu as indicações? Conte para mim nos comentários quais outros livros de escritoras mulheres você indica!

Ah, e se quiser conhecer o meu primeiro romance, “Lola & Benjamin”, clique aqui 🙂