4 razões que (ainda) te impedem de produzir conteúdo no LinkedIn

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
29 de abril de 2020

Muita gente tem vontade de produzir conteúdo no LinkedIn com mais consistência, mas não sabe nem por onde começar. Alguns dizem que o problema é a insegurança. Outros não sabem sobre o que escrever. A boa notícia é que para todas as questões, há uma solução.

Neste artigo, vamos passar rapidamente pelas principais travas e obstáculos que fazem com que as pessoas evitem se expor no LinkedIn, uma rede com enorme potencial para ganhar visibilidade, relevância e até mesmo fechar jobs e parcerias. Foi por lá que entrei na lista de Top Voices 2019 após 6 meses produzindo conteúdo.

Vamos lá? Depois de conferir a lista abaixo com 4 obstáculos que criamos para não escrever no LinkedIn, confira uma novidade especial no final do artigo 🙂

1. Não tenho tempo

Este é um clássico! Afinal, quantas vezes você já falou isso para si mesmo hoje? Deixou um hobby ou projeto pessoal de lado porque simplesmente não tem tempo.

A verdade é uma só: quando queremos, arranjamos tempo. Isso mesmo! Se você quer muito fazer algo, vai incluir na sua rotina de alguma forma. Seja iniciar uma aula de dança, ler um livro ou produzir conteúdo no LinkedIn.

É muito mais fácil falar que não tem tempo e ir deixando para depois. Acontece que quando empurramos com a barriga, sonhos ficam para trás também. Se você não produz conteúdo no LinkedIn porque não tem tempo, esqueça esta desculpa! Com um bom planejamento e um calendário editorial você não vai precisar se dedicar horas e horas, mas é bom ter pelo menos 30 minutinhos do seu dia para essa tarefa, ok?

2. Tenho medo de ser julgado

Veja bem, todo mundo tem medo de ser julgado. Eu me lembro de que quando postei o meu primeiro texto no Facebook (sim, faz um tempo já), estava morrendo de medo. Ficava ansiosa pelo o que as pessoas pensariam. E daí? Pensem o que quiserem, não é mesmo?

A partir do momento em que você decide escrever na internet precisa superar o medo do julgamento. Em alguns momento vai acontecer de te julgarem de uma maneira que pode até ferir seus sentimentos, mas não se deixe abater.

Para crescer, ganhar visibilidade e relevância é preciso se expor. Tem um lado ruim? Como tudo na vida, no entanto, é sempre possível encontrar um meio termo. Ao produzir conteúdo você não precisa contar a sua vida inteira e se tornar uma influenciadora que posta mil fotos e vídeos por dia. Você pode apenas expor reflexões, pensamentos e ensinamentos para as pessoas. Separe a sua vida pessoal e profissional.

Por fim, lembre-se de que o medo só vai embora quando você tiver coragem de enfrentá-lo. Eu tive muito receio quando publiquei o meu primeiro texto lá no Facebook anos atrás, mas ainda bem que fiz isso, porque hoje eu já não tenho mais medo. Para dominar o jogo, é preciso primeiro jogá-lo.

3. Não sei sobre o que escrever

Sabe sim, você apenas não parou para pensar sobre isso ainda. Todo mundo tem algo para dizer. Além disso, você deve produzir conteúdos de acordo com os seus objetivos. Se você deseja se posicionar como especialista em determinada área, então deve criar conteúdos que te ajudem a chegar lá.

Não me venha com essa desculpa de que tem vontade de escrever, mas não escreve porque não tem boas ideias. A vida por si só já é uma tremenda inspiração, portanto, tudo é material para conteúdo!

4. Tenho medo de ninguém curtir e comentar

Vou te contar uma coisa: pode ser que isso aconteça e está tudo bem. Você precisa começar em algum momento. Entenda que, no início, todo mundo tem pouco engajamento. Alguns posts e artigos vão melhores do que outros, é natural e isso não pode ser uma barreira.

Até hoje, com mais de 90 mil seguidores, tenho posts que bombam e alguns que não geram nem metade do engajamento esperado. Isso acontece por vários motivos, entre eles, porque não temos controle sobre o algoritmo do LinkedIn e de outras rede sociais. Tem dia que seu artigo alcança 5 mil pessoas e tem dia que alcança 200.

Não permita que o medo da falta de engajamento te impeça de começar a produzir conteúdo na rede. Não há vergonha nenhuma em ter conteúdos que tiveram menos likes e compartilhamentos. O importante é ter a coragem de compartilhar as suas ideias de maneira genuína.


E aí, gostou das dicas? Aprenda tudo sobre produção de conteúdo no LinkedIn no meu curso online Produção de Conteúdo Digital!