6 anos depois e 3 grandes aprendizados que a escrita me trouxe
A escrita me acompanha desde sempre, afinal, é uma das primeiras coisas que aprendemos na vida. No entanto, foi apenas em 2015 que ela passou a ocupar um papel ainda mais especial nos meus dias.
Foi neste ano que comecei a publicar alguns escritos nas redes sociais, portais e no meu próprio blog. Foi nesse ano que entendi que escrever era mais do que uma forma de me comunicar, era uma paixão.
Quando estamos no looping da correria diária, nem sempre paramos para refletir sobre tudo o que aprendemos com as nossas paixões. A escrita é tão rotineira na minha vida que muitas vezes deixo de pensar sobre como aprendi com ela.
Por isso, aproveitando o clima de final de ano em que fazemos listas de aprendizados e sonhos para o futuro, quero compartilhar com vocês 3 coisas que a escrita me ensinou nos últimos anos. Espero que gostem!
1. Escrever é um ato de coragem
Já perdi a conta de quantas vezes escutei amigos e familiares dizerem:
“Nossa, mas você não tem vergonha de se expor assim?”
Olha, no começo até me preocupava um pouco pensando o que as pessoas achariam das minhas reflexões. Hoje, no entanto, essa preocupação passa longe. Escrever sem me expor não é uma possibilidade, pois se eu não colocar a minha verdade no texto, ele fica vazio.
Mas isso não significa que seja um processo fácil, é apenas natural para mim. E ao reler as centenas de textos escritos desde 2015, me pego pensando em como fui corajosa ao falar sobre o meu coração partido, sobre quebrar padrões, sobre a minha ansiedade, sobre as minhas inseguranças…
A escrita acompanhou cada uma das minhas fases de vida, sejam elas boas ou ruins.
Que fique claro: não é fácil escrever sobre o que estamos sentindo. Não é simples abrir um portal profundo em direção às nossas dores e colocar tudo no papel (ou na tela do computador). Do mesmo jeito que nem sempre é fácil escrever sobre as nossas alegrias (às vezes, de uma forma inexplicável, faltam as palavras).
Por isso, quando você escreve e coloca tudo de si em um texto, tenha orgulho da sua coragem. Não é todo mundo que consegue se despir dessa forma.
2. Escrever proporciona conexões genuínas com as pessoas
Se eu não escrevesse sobre quem sou, o que vivi e o que sinto, não teria conhecido pessoas maravilhosas que hoje são colegas de trabalho e algumas até amigas que espero levar por muitos anos.
Tais conexões só aconteceram porque contei a minha história por meio da escrita. As palavras são muito poderosas e capazes de criar pontes entre as pessoas. Quando leio algo que me toca, com o qual me identifico, é normal querer saber mais sobre o autor do texto.
Quando passei a compartilhar as minhas reflexões no meu blog, Instagram e LinkedIn, consegui atrair indivíduos que se identificavam com a minha forma de viver e sentir a vida. Pessoas que se inspiravam nos meus relatos e desejam aprender mais comigo.
Foi assim que conheci e me aproximei de pessoas como a Ana Luísa de Oliveira, a Renata Stuart, o Dimitri Vieira e tantas outras… Foram as palavras que possibilitaram o nascimento de conexões genuínas.
3. Escrever é fundamental para crescer profissionalmente
Talvez esta não seja uma verdade absoluta para todo mundo, mas para mim é. A escrita se tornou uma ferramenta essencial para a minha vida profissional.
Desde que decidi me tornar freelancer, foi a produção de conteúdo que me acompanhou diariamente e me ajudou a ser reconhecida como LinkedIn Top Voice, atrair potenciais clientes e fazer parcerias.
Hoje, tenho certeza de que só cheguei onde cheguei porque escrevi. E acredito que qualquer profissional, autônomo ou CLT, possa se beneficiar das palavras em sua carreira.
Para mim, escrever é sempre a resposta
Quando estou triste, escrevo. Quando quero fazer novas conexões, escrevo. Quando estou procurando novos jobs, escrevo. Para mim, escrever sempre será a resposta.
Se você também é apaixonada pelas palavras, tenho um convite especial para fazer. Que tal conhecer o meu curso de Produção de Conteúdo Digital?
Está repleto de dicas práticas, exercícios e exemplos, ou seja, é perfeito para você que busca um conteúdo mão na massa mesmo. Passaremos por todas as etapas essenciais em relação ao assunto para que, após as aulas, você se sinta muito mais seguro e preparado para produzir conteúdo digital:
- Conceitos básicos de marketing de conteúdo
- Escrita criativa sensível e como aplicá-la em seus textos
- Orientações práticas para estruturar artigos e posts no feed
- Marca pessoal X Escrita: como fortalecer a sua imagem por meio dos seus conteúdos
- Como extrair todo o potencial do LinkedIn produzindo conteúdo
- Passo a passo para criar a sua estratégia de conteúdo
- Dicas para superar travas na hora de escrever
Acesse a página do curso, saiba mais e garanta a sua vaga!