3 motivos para investir na sua capacitação como ghostwriter

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
30 de novembro de 2023

Quando comecei a atuar como estrategista e produtora de conteúdo freelancer, em 2019, não sabia muito bem o que um ghostwriter fazia.

Com o passar do tempo, naturalmente foram surgindo demandas desse tipo porque cada vez mais pessoas desejavam se posicionar de maneira estratégica no LinkedIn. No entanto, a falta de tempo ou de conhecimento sobre como fazer isso acabava sendo uma grande barreira e, para solucionar essa questão, existiam as ghostwriters.

Hoje, a maioria dos meus projetos como freelancer são de ghostwriting e, pensando em ajudar mais pessoas que desejam atuar nessa área, criei uma “Consultoria para Formação de Ghostwriters” (mais informações no final do artigo).

Por ora, vamos conferir algumas razões para investir na sua formação como ghostwriter. Confira!

1. A demanda e a concorrência estão crescendo

É muito positivo o fato de que cada vez mais pessoas estão enxergando o LinkedIn como uma plataforma de conteúdo valiosa para o fortalecimento de suas marcas pessoais.

No entanto, toda essa demanda também tem gerado um aumento no número de profissionais oferecendo esse tipo de serviço. A concorrência faz parte do funcionamento do mercado e é saudável, mas, diante desse cenário, é preciso investir ainda mais na sua formação, concorda?

Afinal, é investindo no seu conhecimento e no aprimoramento dos seus processos que você vai conseguir se diferenciar para, com o tempo, fechar mais projetos e conduzir os seus trabalhos com maestria.

2. Projetos de ghostwriting são diferentes de outros formatos de conteúdo

Há algumas peculiaridades em um trabalho de ghostwriting que tornam esse tipo de projeto mais desafiador do que outros formatos de conteúdo, afinal, você precisa assumir a voz de outra pessoa para escrever textos que ela mesma poderia ter escrito.

  • Como saber se o perfil do cliente tem match com o seu?
  • Como captar a voz do cliente?
  • Quanto cobrar?

Estes são apenas alguns dos questionamentos que passam pela cabeça de atua como ghostwriter ou deseja mergulhar nessa área. Ter conhecimento profundo sobre como funcionam os processos é fundamental para evitar “ciladas” e, é claro, ganhar o que você merece por trabalhos desse tipo.

3. Quanto mais capacitado, melhores tendem a ser os resultados

Normalmente, há um efeito cascata:

  • Quanto melhor for a sua capacitação;
  • Maiores são as chances de fechar novos projetos e de entregar um ótimo trabalho;
  • Consequentemente, mais pessoas vão te indicar e mais oportunidades surgirão com o tempo.

É claro que nada acontece da noite para o dia, mas todo investimento que você faz hoje no seu conhecimento, se bem aproveitado, tem o potencial de reverberar positivamente a médio e longo prazo.

Aprenda a vender e a conduzir os seus serviços como ghostwriter

Não fui atrás das oportunidades de ghostwriting, elas chegaram até mim porque esse tipo de trabalho começou a ganhar cada vez mais espaço e relevância no mercado e no LinkedIn.

Por isso, quando passei a atuar nessa área, eu não sabia muito bem organizar os processos e vender tais serviços. Por mais que isso não tenha impactado as primeiras entregas, tenho certeza de que poderia ter sido ainda melhor.

Hoje, já evoluí bastante a minha entrega justamente para agregar mais valor a cada um dos meus clientes. Isso é importante até mesmo durante a prospecção de clientes, pois quando você sabe empacotar o seu serviço de maneira atrativa, aumenta as suas chances de fechar o projeto (e também pode cobrar mais caro, pois o potencial cliente enxerga mais valor no seu trabalho).

Pensando na Bruna de alguns anos atrás, gostaria de ter tido acesso a algum tipo de orientação sobre como conduzir esse tipo de projeto e me vender como ghostwriter. Depois de muito postergar essa ideia, finalmente estou dando vida à um novo formato de “Consultoria para Formação de Ghostwriters” para quem é ghostwriter iniciante ou deseja ingressar nesse mercado.

Dá uma conferida em tudo o que você vai aprender:

1. O que é e como funciona um trabalho de ghostwriting?

  • As particularidades desse formato de conteúdo
  • Habilidades que todo ghostwriter deve ter ou desenvolver

2. Como divulgar e vender seus serviços de ghostwriting?

  • A produção de conteúdo como sua maior aliada em termos de portfólio e divulgação
  • Técnicas de prospecção ativa
  • Dicas práticas para se vender em uma reunião de prospecção
  • EXTRA: como saber se um projeto é adequado para mim?

3. Como organizar fluxos e processos de trabalho de um projeto de ghostwriting?

  • Reunião de kick off: importância, como conduzir e captar a voz do cliente
  • Definição e alinhamento de fluxos: planejamentos semanais e mensais
  • Reuniões de pautas: como conduzir de maneira eficiente?

4. Quanto cobrar?

  • O que considerar na hora de um orçamento
  • Valor médio para cada tipo de serviço em um projeto de ghostwriting

Sei que tem várias pessoas por aí oferecendo esse mesmo tipo de serviço, mas se você se identifica com o meu trabalho e as minhas crenças e valores, te convido para fazer parte dessa jornada. Acesse o link da página de inscrição e garanta a sua vaga agora mesmo!