A minha primeira carta de despedida às redes sociais

cartas
Bruna Cosenza
3 de dezembro de 2020

Hoje é 03/12/2020. Há meses estava esperando ansiosa pelo mês de dezembro porque decidi que faria uma pausa nesse fim de ano.

Uma pausa de verdade.

Desde que entrei na lista de LinkedIn Top Voices 2019 muita coisa mudou na minha vida profissional. Esse reconhecimento era tudo o que eu precisava para turbinar a minha carreira e me tornar referência em produção de conteúdo.

Por isso, serei eternamente grata. Foram 2 cursos online, 1 consultoria, 4 ebooks, convites para eventos, parcerias e jobs. Tudo porque saí na lista e ganhei uma visibilidade enorme. Tudo porque sempre escrevi com o coração e isso me fez chegar mais longe.

Acontece que junto de todas as coisas boas vieram as pressões também. Impulsionada pela vontade de crescer cada vez mais, perdi a noção do quanto estava me deixando levar por comparações excessivas e um volume muito alto de produção de conteúdo.

Eu adoro escrever no meu blog, no LinkedIn e no Instagram, mas perdi um pouco o equilíbrio. Além de não me dar uma pausa, também comecei a me chatear com várias outras coisas.

Pessoas criando conteúdos com fórmulas prontas só para viralizar.

Pessoas se promovendo como especialistas em escrita cometendo erros básicos na língua portuguesa.

Pessoas me mandando mensagem para falar que querem virar Top Voices e pedindo conselhos gratuitos (sendo que muitos só desejam o título por questão de ego).

Pessoas vendendo o lifestyle perfeito quando, na verdade, têm uma vida tosca e nem se orgulham dos seus projetos e escolhas.

Pessoas pagando de sensíveis e humildes quando, na verdade, têm um ego gigantesco.

E isso me fez mal.

Foi acumulando até que percebi que precisava parar. Mas essa carta não é um “adeus”, é um “até logo”. Até porque eu amo escrever, sou muito feliz fazendo isso e tenho um compromisso com as pessoas que me acompanham.

Acontece que eu não paro de produzir conteúdo semanalmente desde maio de 2019. É muito tempo fritando, preciso dessa pausa.

E quando eu voltar, vai ser diferente. Vai ser com cuidado, com equilíbrio e com consciência. Menos volume, menos consumo, menos comparação.

No penúltimo episódio do podcast Universo Freela que gravei com a Ana Lu Oliveira, nós falamos sobre o que gostaríamos de nos dar de Natal. E nós duas pedimos por um 2021 com menos comparações e mais aceitação do nosso processo, do nosso tempo.

Cara, como eu QUERO isso. Quero com todas as minhas forças parar de olhar para o coleguinha e acreditar que a vida dele é incrível só porque ele posta no Instagram fotos paradisíacas e se vende como o “sabe tudo” no LinkedIn. E eu sei que vou conseguir. O primeiro passo é essa pausa.

Um tempo para reorganizar a mente, os projetos, os objetivos. E voltar em 2021 com o coração transbordando sentimentos e cabeça viajando em reflexões que contribuem para que todos vocês tenham uma vida mais significativa e realizem os seus sonhos.

Afinal, é por isso que eu escrevo.

Deixo aqui o meu obrigada a todos que me acompanham, torcem por mim, fazem meus cursos, leem meu livro e meus textos, escutam meu podcast. Sei que estou em um lugar muito importante da minha vida profissional agora e nada disso seria possível sem vocês, que dão voz às minhas palavras.

Obrigada <3

Até breve.


PS: nesse período de pausa continuarei escrevendo no meu blog e meus cursos online e ebooks podem ser adquiridos normalmente. Se precisar de algum auxílio, entre em contato por e-mail: bruna.dcosenza@gmail.com