Como aproveitar o fim de ano para refletir sobre conquistas e próximos passos?
É praticamente impossível evitar que o final de ano seja um momento repleto de reflexões. Por mais que essa virada de dezembro para janeiro seja apenas uma convenção humana, acabou se tornando um período importante para fechar e iniciar ciclos.
Posso dizer por mim: não consigo terminar o ano sem fazer uma pausa no trabalho de, no mínimo, duas semanas. Além disso, preciso realizar alguns rituais de passagem, tanto em âmbito pessoal como profissional, para começar o novo ano com mais energia e organização.
Pensando nisso, resolvi compartilhar alguns desses meus rituais para quem ainda está se sentindo meio perdido. Lembrando, é claro, que cada um deve encontrar o seu ritmo e processo, por isso, encare estas dicas apenas como o que elas realmente são: dicas e não regras!
1. Retrospectiva do ano que passou
Um exercício que gosto bastante de fazer no final do ano é a retrospectiva dos últimos 12 meses.
Tanta coisa acontece ao longo de um ano que quando chega dezembro nem nos lembramos direito do que rolou em janeiro, não é mesmo?
Por isso, manter um diário de gratidão ou journal pode ajudar nessa retrospectiva.
A dica aqui é fazer algum tipo de exercício, escrito ou visual, para resgatar os principais momentos do seu ano. Você pode:
- pegar uma folha de papel bem grande e fazer desenhos ou colagens que representem os principais marcos do seu ano;
- escrever uma carta para si mesma sobre como você está se sentindo, motivos de orgulho, conquistas e pontos de melhorias.
Acredito que fazer isso ajude a elevar o sentimento de gratidão e a autoestima, além de proporcionar maior clareza sobre o que você deseja mudar no próximo ano.
2. Planejamento de objetivos e metas
Essa dica pode parecer meio óbvia, mas muita gente deixa passar. Apenas escrevem em um papel qualquer o que desejam para o próximo ano, mas não criam algo realmente estruturado.
Aprendi recentemente as diferenças entre objetivo e meta com o grande Rodrigo Barreto, que é especialista em tudo o que envolve produtividade, gestão de tempo e equilíbrio.
Bom o objetivo é o que você quer alcançar, basicamente se trata da linha de chegada. Já as metas são o meio do caminho, ou seja, são elas que vão te ajudar a chegar até o seu objetivo.
Aqui, a minha recomendação é não traçar centenas de objetivos sem propósito algum, porque você simplesmente não vai se sentir motivada para alcançá-los. Tenha clareza sobre o que está por trás de cada objetivo, eles não podem estar lá só por estar, combinado?
Gosto muito de fazer esse planejamento em um planner ou caderno, porque o contato com papel e caneta faz a diferença para mim. Mas você pode fazer em alguma ferramenta digital também, o importante é fazer 🙂
3. To do list de final de ano
Não sei por que deixamos tantas coisas para fazer no final do ano, mas às vezes sinto que a minha cabeça vai explodir com tantas tarefas pendentes.
Para me organizar, gosto de fazer listas.
Este ano, por exemplo, vou tirar 2 semanas de férias e deixei algumas coisinhas para fazer nesse período. Desde coisas simples, como arrumar o armário de roupas até organizar finanças, sabe?
Fazer a lista me ajuda a não me perder, porque parece que tudo começa a transbordar da minha mente e eu me perco se não anotar no papel.
Gostou das dicas? Aproveite os últimos dias do ano para incluir algum desses rituais na sua rotina. Pode ter certeza de que você vai fechar um ciclo e iniciar outro com muito mais energia, entusiasmo e planejamento!