Como quebrar a escrita de um texto em pequenas etapas?

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
14 de outubro de 2021

Muitas pessoas têm dificuldade para escrever textos mais longos porque ficam se cobrando para fazer tudo de uma vez. A boa notícia é que você pode (e deve) quebrar o processo em pequenas etapas, o que facilita muito a manutenção do ritmo de escrita.

Essa é uma maneira simples de eliminar a procrastinação e criar um fluxo mais estável de escrita. As dicas que darei em seguida são muito úteis, principalmente para a produção de conteúdos mais densos, como os artigos.

Confira como é possível quebrar uma grande tarefa em pequenas ações e, assim, encontrar o seu ritmo na produção de conteúdo!

1. Faça as definições básicas do texto

Comece definindo a pauta do conteúdo, ou seja, qual necessidade/problema ele vai atacar. Dentro da sua estratégia, nesse momento também é a hora de ter clareza sobre o objetivo do texto (o que você deseja alcançar) e com quem ele vai dialogar, ou seja, para qual público é destinado.

Essas são as bases de qualquer conteúdo e, por mais que pareça algo simples, não pode ser negligenciado ou feito de qualquer jeito.

2. Estruture o esqueleto

Os artigos são mais desafiadores justamente porque são conteúdos mais densos e complexos, que oferecem maior liberdade criativa. Por isso, uma ótima dica para não se perder é, antes de tudo, criar o esqueleto.

O que isso significa? Definir quais serão os tópicos de assuntos tratados ao longo do artigo – aliás, você já pode ir imaginando essa hierarquização das informações a partir do intertítulos (H2, H3, H4).

Pense também na construção do texto a partir da lógica de introdução, desenvolvimento de ideias e conclusão. Falo em detalhes sobre essa estruturação no meu curso online sobre Produção de Conteúdo Digital, pois sei que pode ajudar bastante quem está começando. Lembre-se:

  • introdução: explica sobre o que se trata o artigo, o que o leitor vai encontrar ali;
  • desenvolvimento: entrega o ouro;
  • conclusão: arremata as ideias em um fechamento.

Nessa etapa, vale a pena fazer as pesquisas necessárias e buscar referências que irão rechear o seu texto. Dessa forma, você já tem tudo em mãos para, em seguida, começar a escrever.

3. Escreva a primeira versão

Com as pesquisas feitas e o esqueleto pronto, chega a hora de escrever a primeira versão do seu texto. Aqui, basicamente o que você vai fazer é rechear a introdução, desenvolvimento e conclusão.

Não se preocupe com todos os detalhes e em evitar erros. Não é o momento para isso. Agora é simplesmente a hora de deixar as ideias fluírem e o texto nascer naturalmente.

4. Rascunhe títulos e adicione mídia

Não é recomendado revisar o seu texto logo depois de escrevê-lo, pois você estará com o olhar viciado. Dessa forma, muitos erros podem passar despercebidos e as melhorias necessárias não serão feitas de maneira adequada.

Se possível, deixe-o descansar por pelo menos um dia e, enquanto isso, procure rascunhar opções de títulos (não se contente com a primeira) e decida quais imagens, vídeos, infográficos ou outras mídias entrarão no conteúdo.

As mídias são ótimas para quebrar um pouco os blocos de texto, dando mais leveza para a leitura, ou até mesmo para ilustrar algum ponto que está sendo explicado/citado.

5. Faça a primeira revisão

Já com o olhar mais descansado, volte para a revisão. Esse é o momento de detectar erros de coesão, coerência, ortografia e também revisar a construção das ideias e questões relacionadas à escaneabilidade e SEO.

Por fim, não se esqueça de garantir que o objetivo proposto inicialmente para o conteúdo está sendo atendido e que a linguagem está de acordo com a persona, ou seja, o público ao qual ele é direcionado.

Repita o passo a passo quantas vezes forem necessárias

Você pode escrever mais de um esqueleto, voltar e mudar o objetivo do texto, fazer mais de dez opções de títulos e, quem sabe, até passar por mais de uma versão e revisão.

E não é preciso fazer tudo em um único dia! O bom de quebrar o processo em várias pequenas etapas é que você não sente o peso e consegue concluir cada etapa com muito mais produtividade. Este método é fundamental para quem está começando a escrever e se sente perdido ou quem procrastina muito.

Ao quebrar a escrita do seu texto em pequenas etapas fica mais fácil chegar à melhor versão dos seus conteúdos. Concorda?


Continue aprendendo sobre produção de conteúdo comigo

Se quiser continuar aprendendo comigo sobre este universo, te convido para conhecer o meu curso online sobre Produção de Conteúdo Digital, no qual você vai aprender sobre:

  • conceitos básicos de marketing de conteúdo;
  • escrita criativa sensível e como aplicá-la em seus textos;
  • orientações práticas para estruturar artigos e posts no feed;
  • marca pessoal X escrita: como fortalecer a sua imagem por meio dos seus conteúdos;
  • como extrair todo o potencial do LinkedIn produzindo conteúdo;
  • passo a passo para criar a sua estratégia de conteúdo;
  • dicas para superar travas na hora de escrever.

São mais de 3 horas de videoaulas, além de materiais complementares e aulas bônus com professores convidados. É um curso completo que vai te preparar para produzir conteúdo de verdade, criar uma estratégia, ganhar visibilidade e construir conexões autênticas por meio dos seus textos.

Quer saber mais e garantir a sua vaga? Clique aqui agora mesmo e inscreva-se!