Pequeno guia para começar a produzir conteúdo de uma vez por todas
Boa parte das pessoas que me acompanha no LinkedIn me conhece porque saí na lista de Top Voices em 2019. Com isso, percebo que uma grande parcela do meu público se inspira nas minhas palavras para começar a produzir conteúdo também. Isso me deixa muito feliz, mas também traz grandes responsabilidades.
Por isso, estou sempre tentando auxiliar de alguma forma quem me segue, inspirando e informando, para que todos que desejam escrever consigam fazer isso de uma forma mais leve e sensível.
Seja por meio dos meus cursos online, oficinas, ebooks ou dos meus artigos e conteúdos gratuitos, uma das minhas missões é ajudar quem precisa de orientação para colocar a sua essência nas palavras.
Pensando nisso, dessa vez decidi escrever um artigo que tem como objetivo ser um mini guia para quem deseja produzir conteúdo, mas ainda se sente muito perdido. É claro que apenas este texto não contempla todas as etapas e informações sobre o assunto, mas já é uma forma de começar. Então, vamos lá?
Passo 1: clareie seus objetivos
Uma coisa precisa ficar clara antes de colocar a mão na massa: se você quer produzir conteúdo, precisa entender o que quer alcançar com isso. Escrever por escrever pode ser legal, ajuda a aliviar a tensão e explorar sentimentos, mas sem objetivos claros talvez você não chegue a lugar nenhum.
São os objetivos que norteiam toda a sua estratégia e te ajudam a entender para qual público o conteúdo é direcionado e quais assuntos devem ser trabalhados nos textos.
Vamos ao exemplo? Se eu tenho o objetivo de ser reconhecida como produtora de conteúdo freelancer para atrair mais clientes e vender mais cursos e oficinas, consequentemente, preciso demonstrar o meu conhecimento sobre o assunto. Procuro mesclar conteúdos informativos e aspiracionais dentro de uma frente voltada para escrita criativa e produção de conteúdo para, assim, atrair um público que tem dores e necessidades relacionadas a esse tema.
Se eu apenas escrever sobre autoconhecimento, relacionamentos e comportamento humano — e, diga-se de passagem, amo escrever sobre isso — não atrairia o público certo para comprar meus produtos e serviços.
Passo 2: conheça o seu público
A maioria das pessoas me pergunta:
“Bruna, mas como eu vou conhecer o meu público se ainda não tenho nenhum público?”
A minha dica para quem está começando e é um profissional autônomo ou empreendedor é: se você não tem grana para investir em pesquisas muito profundas agora, parta de hipóteses. Pense na dores e necessidades do seu público potencial e, se possível, procure conversar com algumas pessoas que se encaixam no seu “público ideal” (amigos, colegas etc).
Com as hipóteses em mente, aos poucos você vai criando conteúdos, a sua rede vai crescendo e você começa a receber feedbacks. Assim, tem um público maior para rodar pequenas pesquisas e validar ou derrubar hipóteses.
O ponto aqui é: não menospreze essa etapa, pois é bem importante conhecer as dores e necessidades do seu público para, então, escrever conteúdo mais certeiros.
Passo 3: defina a sua linha editorial
Com objetivos e público em mente, chega a hora de definir a sua linha editorial. Aqui, gosto de fazer um exercício de macro e micro temas. Vamos a um exemplo?
Um dos meus macro temas é estratégia e produção de conteúdo. Dentro dessa esfera, posso abordar diversos assuntos, mas, para alcançar obter resultados, preciso entender qual vai ser o direcionamento (a partir dos objetivos e do público, é claro). No meu caso, dentro do macro tema “produção de conteúdo”, eu foco em micro temas como:
- escrita sensível, autêntica e humanizada, alinhada à sua essência;
- como criar conteúdos que geram identificação;
- como estruturar conteúdos atrativos a partir das suas histórias e aprendizados;
- estratégias de conteúdo para LinkedIn.
A definição desses micro temas passa pela desejo de me tornar referência na área da escrita e ser a profissional que as pessoas buscam quando desejam escrever textos mais sensíveis e autênticos, principalmente no LinkedIn.
O ideal é ir fazendo isso para todos os macro temas e ter de 2 a 4 micro temas dentro de cada um. Não adianta também sair escrevendo sobre tudo, ok? É preciso ter direcionamento.
Passo 4: se necessário, estude sobre SEO
Caso opte por ter um blog, pode ser interessante dominar as técnicas de SEO. Por mais que eu não curta muito escrever conteúdos voltados para SEO, em alguns momentos é importante saber como criar artigos otimizados para os mecanismos de buscas.
Por isso, mesmo que seu objetivo não seja se tornar uma produtora de conteúdo, vale a pena estudar esses conceitos para utilizá-los a seu favor quando for necessário.
Passo 5: estruture o calendário editorial
Por fim, essa primeira etapa da estratégia deve contemplar um calendário editorial, que nada mais é do que uma ferramenta onde você vai organizar todas as definições dos conteúdos. Dessa forma, você não se perde e garante qualidade e frequência em tudo o que produz.
Pode ser um caderno, uma planilha ou uma ferramenta como o Trello. O importante é centralizar todas as informações em um só lugar: objetivo do conteúdo, público, formato, canais de distribuição etc. Basicamente, são informações que te ajudam a não se perder e sair anotando cada coisa em um lugar.
Não precisa ser tudo perfeito, mas precisa ser feito
É aquela velha história: “feito é melhor do que perfeito”.
Muita gente acaba postergando a produção de conteúdo porque não se sente pronto, tem medo de julgamentos, acha que não criou uma estratégia boa o suficiente e por aí vai… São muitos motivos que podemos colocar como barreiras.
Por isso, quero reforçar aqui uma mensagem final que te incentive a começar a produzir conteúdo de uma vez por todas. Não é um bicho de sete cabeças e você sempre pode ir aprimorando a sua estratégia e fazendo ajustes.
Qualquer pessoa pode escrever conteúdos na internet e colher os benefícios. Trata-se de uma forma poderosa e barata de atrair um público interessado no seu conhecimento e, possivelmente, nos seus produtos e serviços.
Espero que este mini guia (apesar de mini mesmo), te ajude a pensar nos primeiros passos e dê aquele impulso necessário para começar.
Continue aprendendo com o meu curso sobre Produção de Conteúdo Digital
Se você se identifica com a minha forma de ensinar e quer aprender mais comigo sobre o universo da produção de conteúdo, te convido para conhecer o meu curso online sobre o assunto!
Está repleto de dicas práticas, exercícios e exemplos, ou seja, é perfeito para você que busca um conteúdo mão na massa mesmo. Passaremos por todas as etapas essenciais em relação ao assunto para que, após as aulas, você se sinta muito mais seguro e preparado para produzir conteúdo digital:
- Conceitos básicos de marketing de conteúdo
- Escrita criativa sensível e como aplicá-la em seus textos
- Orientações práticas para estruturar artigos e posts no feed
- Marca pessoal X Escrita: como fortalecer a sua imagem por meio dos seus conteúdos
- Como extrair todo o potencial do LinkedIn produzindo conteúdo
- Passo a passo para criar a sua estratégia de conteúdo
- Dicas para superar travas na hora de escrever
Para conferir todas as informações sobre o curso online Produção de Conteúdo Digital e garantir a sua vaga, clique aqui!