3 dicas essenciais para desenvolver a sua escrita

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
10 de junho de 2021

É verdade que quem ama escrever já tem um “dom próprio”, digamos assim. Mas isso não significa que não se possa aprimorar a escrita, estudar e entender como desenvolver ainda mais essa habilidade.

Posso dizer por mim mesma que, ao longo da minha trajetória como produtora de conteúdo, já fiz vários cursos e entendi que, mesmo amando a minha escrita, existem maneiras de fortalecê-la ainda mais. Por isso, não abro mão de um bom curso, workshop, livro ou o qualquer outra coisa sobre o assunto que possa me ajudar a evoluir.

Se você também adora escrever e está sempre em busca de formas de aprimorar a sua relação com a escrita, confira as dicas que separei. Tenho certeza de que pelo menos uma delas vai te ajudar!

1. Cerque-se de referências na área

Uma das coisas que mais me ajudou ao longo do caminho foi me conectar com outros profissionais que amam escrever, normalmente, produtores de conteúdo e professores da área de escrita criativa. Logo que comecei a escrever no LinkedIn, me deparei com muita gente incrível que, assim como eu, ama as palavras. E quanto mais tempo eu passava na rede, mais pessoas interessantes eu conhecia.

Ana Lu de Oliveira, Dimitri Vieira, Renata Stuart, Paty Cozer, Matheus de Souza, Murillo Leal…

Todos esses nomes me ensinaram alguma coisa sobre escrita e produção de conteúdo. Seja um conselho emocional, seja algo mais prático mesmo.

O que eu quero dizer aqui é que quando você está cercada de pessoas que escrevem e ensinam sobre isso, consequentemente você vai pescando algumas dicas e aprendendo coisas novas. E o melhor: em redes sociais como o LinkedIn e o Instagram todo mundo está sempre compartilhando conteúdo gratuito, então dá para aprender muito sem gastar nadinha (só o seu tempo hehe).

2. Leia muito

Mais uma dica simples, óbvia (para alguns) e gratuita. Você aprende muito quando lê de verdade! E quando falo sobre isso, estou me referindo a dois tipos de leituras:

Textos mais técnicos sobre a escrita em si

São aqueles com os quais você vai aprender a escrever melhor e ter acesso a dicas práticas e ao conhecimento de especialistas na área. Eu mesma escrevo muitos textos mais informativos e técnicos com o objetivo de ajudar quem deseja aprimorar a escrita — é uma forma de oferecer conteúdo relevante e útil para quem me acompanha.

Textos sobre assuntos diversos

São aqueles que abordam outros assuntos e são de autoria de pessoas (talvez aquelas referências sobre as quais comentei na dica 1) que você admira muito. Ao ler textos bem escritos e que seguem boas práticas da escrita criativa, você se inspira e aprende, mesmo que indiretamente. Isso porque ver como o outro desenvolve uma ideia e estrutura um texto pode ajudar a clarear o que ainda está um pouco confuso na sua mente.

Portanto, não é só lendo textos técnicos que aprendemos sobre escrita criativa. Quando você lê bastante sobre tudo e fica atento em como cada pessoa organiza as suas ideias em um texto, você consegue ir detectando padrões e novas formas de escrever.

3. Faça cursos, oficinas, workshops

Por fim, é muito importante também não deixar de lado o estudo mais formal, que realizamos por meio de aulas, cursos, workshops, palestras e oficinas. Hoje em dia existe uma enorme gama de opções acessíveis, presenciais e online, por isso, preço não é desculpa.

Se você quer realmente aprender mais sobre escrita criativa, procure por um(a) professor(a) com o(a) qual se identifica, ou seja, alguém que admira e com quem gostaria de aprender. Não adianta ir atrás só de quem já tem muito prestígio se você nem se conecta com a escrita daquela pessoa. O processo de escolher um curso passa, primordialmente, pelo(a) instrutor(a). Quando há uma conexão genuína, as chances de você se beneficiar das aulas é ainda maior.


Continue aprendendo sobre escrita na minha Oficina de Escrita Criativa

Créditos: Filipe Redondo

Quer continuar aprendendo sobre escrita criativa?

Às vezes, um curso online com aulas gravadas não é o suficiente para fazer acontecer. Pode ser necessário ter uma instrutora ao seu lado, orientando, dando dicas, tirando dúvidas.

Foi pensando nisso que criei a Oficina de Escrita Criativa, um processo individual e personalizado para cada aluno. Há 4 módulos disponíveis e você pode escolher quais incluir na oficina:

  • As bases da escrita criativa
  • A escrita criativa na prática
  • Marca pessoal e escrita criativa: dois aliados
  • Mão na massa: criando uma estratégia de conteúdo

Ao optar por vivenciar o processo completo da oficina, ou seja, os 4 módulos sugeridos, você sairá preparado para escrever textos que traduzem a sua verdade, se conectam à sua marca pessoal e conseguirá criar a sua estratégia de conteúdo para alcançar os seus objetivos pessoais e/ou profissionais.

Além dos encontros online, você terá acesso a um material de apoio, exercícios, feedbacks, ou seja, MUITA troca de conhecimento. E você termina a oficina com tudo pronto para executar e começar a colher os frutos de uma estratégia bem planejada!

Para conferir todos os detalhes da Oficina de Escrita Criativa e fazer a sua inscrição, clique aqui. Lembrando que as vagas são limitadas por mês, pois é um processo denso, individual e personalizado.