4 livros interativos que vão trazer mais brilho para a sua vida

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
4 de fevereiro de 2021
livros-interativos

Hoje quero falar sobre uma paixão que estava adormecida, mas que voltou recentemente para a minha vida: os livros interativos.

Não estou falando sobre romances, crônicas ou poesias. Os livros interativos têm uma outra proposta: como o próprio nome já diz, eles promovem a interação de alguma forma e, portanto, são cheios de atividades e dicas.


Leia também: 5 livros de escritoras mulheres para incluir na sua estante


Para quem está em busca de um novo hobby ou simplesmente quer refletir sobre alguns pontos da sua vida, recomendo que dê uma olhadinha nas dicas de hoje. Tem para vários gostos e garanto que são ótimos, pois estou indicando os livros que conheço. Vamos lá?

PS: todos os que eu vou recomendar são gringos, portanto, com o preço mais salgado. Vale a pena comprar pela Amazon!

1. Calm, de Michael Acton Sith

Se não me engano, esse foi o meu primeiro livro interativo e até já escrevi sobre ele no meu blog. Ele é muito lindo, cheio de imagens e ilustrações maravilhosas.

Como o próprio nome já diz, o objetivo desse livro é te acalmar, promover paz de espírito. Vivemos em uma sociedade muito frenética e acelerada, e o Calm tem a proposta de te ajudar a relaxar, reduzir o ritmo e focar no presente. Por meio das atividades e dicas, oferece ferramentas que te ajudam a mudar os seus hábitos e ter uma vida mais saudável.

Para conferir, clique aqui!

2. 642 things to write about, de San Francisco Writers’ Grotto

Especial para quem gosta de escrever (ou tem vontade de começar a cultivar o hábito). Esse livro interativo tem o poder de se tornar o seu melhor amigo, uma espécie de diário. São mais de 600 exercícios que te fazem refletir sobre várias esferas da vida e praticar a escrita.

É relaxante, divertido e promove o autoconhecimento. E o mais maluco é preencher e ler alguns anos depois, pois você vê como as suas ideias, opiniões e perspectivas mudam com o passar do tempo. Para ficar um gostinho, confira alguns dos exercícios:

  • “Você é um astronauta. Descreva o seu dia perfeito.”
  • “O que pode acontecer em um segundo.”
  • “Como você se sente sobre o amor atualmente.”
  • “Escreva uma história na qual você é o vilão.”
  • “Como você escolheria morrer.”

É realmente muito interessante, pois os exercícios fazem você pensar em coisas que não passam pela sua cabeça o tempo todo. Alguns são mais profundos e reflexivos, mas outros são mais focados apenas na criatividade mesmo.

Para conferir, clique aqui!

3. A book that takes its time, de Irene Smith e Astrid van der Hulst

Esse livro é uma das coisas mais lindas que já vi. Fica lindo na estante, na mesinha de centro ou na escrivaninha. E ser lindo não basta, pois tem insights maravilhosos sobre como levar uma vida mais leve, saudável e focada no presente.

Quem deseja praticar mindfulness precisa ter esse livro interativo por perto. Ilustrações muito bonitas e atividades deliciosas que te fazem sair um pouquinho da correria do dia a dia e focar no hoje. Tem página para destacar, colagens, exercícios de escrita e vários anexos fofos.

Sério… apenas comprem e abracem esse livro com tudo o que ele tem de bom!

Para conferir, clique aqui!

4. 50 Ways to Draw Your Beautiful, Ordinary Life, de Irene Smith e Astrid van der Hulst

Por fim, a última dica é um livro para quem gosta de desenhar (ou quer aprender mais sobre esse universo). Na quarentena, voltei a cultivar esse hobby junto com a minha irmã e dei esse livro para ela de aniversário.

É incrível, pois traz diversas ideias de desenhos de coisas simples do nosso dia a dia. Além disso, fornece orientações para quem ainda não tem muita prática com desenho.

Sério, é um livro que você fica folheando e dá uma vontade doida de fazer tudo o que tem ali. Muito gostoso para relaxar, desenvolver a criatividade e se expressar artisticamente.

Para conferir, clique aqui!

Abra a sua vida para os livros interativos

Espero que tenham gostado das dicas. Eu realmente acredito no potencial dos livros interativos, pois são capazes de nos ajudar a viver melhor, desenvolver novas habilidades e desconectar um pouco do peso do dia a dia.

E se você tiver alguma outra dica de livro interativo, me conta aqui nos comentários? Vou adorar! 🙂


Se você gostou deste artigo e não quiser perder mais nenhum conteúdo, assine a minha newsletter!

Ah, e acompanhe todas as minhas reflexões e textos nas minhas redes sociais também: