Como viver da escrita sem depender exclusivamente de livros?

literatura-e-escrita
Bruna Cosenza
28 de outubro de 2020
como-viver-da-escrita

Por muito tempo eu não conseguia enxergar as diversas possibilidades que existem no ramo da escrita. Para mim, viver de escrita significava viver apenas de livros e nós sabemos que isso não é nada fácil, portanto, deixei essa ideia de lado por vários anos.

Publiquei “Lola & Benjamin” em 2017, época em que já tinha certeza de que o meu propósito estava relacionado às palavras. Mas, naquele tempo, viver da escrita não se passava pela minha mente, afinal, quem era eu na fila do pão para almejar me sustentar com a venda de livros?

Hoje, quando olho para trás, me dou conta de que demorei muito para acordar e entender que esse universo das palavras era muito maior do que eu imaginava.

Um processo intenso de autoconhecimento, reflexões e conversas com profissionais mais experientes me fizeram entender que existiam diversos caminhos para viver de escrita e, um deles, era a produção de conteúdo.

Tudo isso para te dizer que se você também é apaixonada pelas palavra como eu e se sente perdida por não saber o que fazer para viver dessa paixão, eu vou te ajudar! Já estive no seu lugar, sei pelo o que você está passando e acredito que tenha bons conselhos. Vem comigo?

Lição #1: grandes escritores também não viveram só de livros

Escrever e publicar livros é o sonho de muita gente. Não podemos mentir: gostaríamos que os nossos livros fossem lidos por várias pessoas e nos permitissem viver apenas da literatura. Entendo a sua dor em relação a isso, mas a primeira lição aqui é você não pode viver uma ilusão.


Leia também: Como escrever um livro – passo a passo para realizar o seu sonho


São pouquíssimos os escritores que conseguem viver exclusivamente de livros. Uma realidade triste, mas que precisamos encarar. Ter um ofício paralelo é completamente normal e, aliás, vai te ajudar a alavancar os seus projetos literários. Não veja essa situação pelo lado negativo!

Ah, aproveite para conferir, aqui, uma lista de escritores famosos que tinham outras ocupações bem inusitadas.

Lição #2: não desista do seu sonho de escrever e publicar

Tudo isso não significa que você deva desistir de escrever e publicar os seus livros. Pelo contrário, faça das adversidades a sua motivação, ok? O que você tem que entender é que, nesse processo, será preciso ter uma renda paralela, algo para pagar os boletos no final do mês.

É possível equilibrar os pratinhos e escrever seus livros ao mesmo tempo que tem outra ocupação, mas é preciso querer (querer de verdade), afinal, não é um processo simples.

Lição #3: a escrita tem muitas ramificações

Tenha clareza sobre o seguinte: existem muitas áreas de atuação que necessitam de pessoas com habilidades de escrita. Confira algumas delas:

  • tradutores;
  • redatores publicitários
  • produtores de conteúdo;
  • roteiristas;
  • jornalistas.

Se a sua paixão é a escrita, com certeza algum desses caminhos (ou outros que existem) deve ser interessante para você. A única maneira de descobrir é testando! O mais importante aqui é entender que você não precisa ter um dia a dia totalmente afastado da escrita só porque não conseguirá, logo de cara, viver de livros: é possível conciliar a sua paixão com o que gera renda.

Lição #4: ao se tornar referência, você pode ampliar os seus serviços relacionados à escrita

Conversando com alguns escritores, já percebi que muitos deles têm como renda paralela consultorias, palestras e cursos. Isso acontece porque eles conseguem virar referências em suas áreas relacionadas à escrita e, consequentemente, começam a empacotar o conhecimento que possuem em outros formatos de serviços.

Nem todo mundo gosta de palestrar ou dar aulas, mas é mais uma possibilidade, afinal, se você AMA escrever, transmitir o seu conhecimento para outros apaixonados pelas palavras pode ser um caminho interessante (e rentável). Como exemplo, você pode conferir os cursos que eu ofereço, pois estão relacionados à escrita e, hoje, complementam muito bem a minha renda mensal.

Quer se tornar produtora de conteúdo? Confira essa dica!

Agora que você já entendeu que existem caminhos (e muitos) para se viver da escrita sem depender dos livros, quero te fazer um convite. Se você gosta de escrever para a internet, a produção de conteúdo pode ser um caminho interessante.

Eu, por exemplo, sou produtora de conteúdo freelancer e escritora. Levo esses dois ofícios em paralelo e, hoje, me sinto mais realizada por ter um dia a dia próximo da escrita.

Por isso, criei o curso Produção de Conteúdo, que tem como objetivo ser um ponto de partida para quem está entrando nesse universo. Com mais de 6 horas de conteúdo em vídeos e áudios, espero te ajudar a viver mais próximo da escrita por meio da produção de conteúdo para internet. Afinal, o meu objetivo é te inspirar a realizar os seus sonhos para ter uma vida mais significativa <3

Para conhecer o curso, clique aqui e garanta a sua vaga.