Carta para os que precisam se despedir

cartas
Bruna Cosenza
2 de novembro de 2015

A cada segundo que passa temos que dizer adeus a um momento que passou. Sim, a vida é uma eterna despedida e precisamos ser fortes o suficiente para conseguirmos lidar com isso sem fraquejar.

Conhecemos pessoas incríveis, visitamos lugares extraordinários, cruzamos com lindas histórias e, de repente, precisamos dizer adeus. Seja por opção ou por uma força maior da própria vida diante de nós. É inevitável. Mas, afinal, não é disso que somos feitos? Encontros e desencontros.

Nessa vida maluca, esbarramos com milhares de pessoas. Algumas ficam apenas um dia, outras permanecem por anos e anos. Algumas passam despercebidas, outras nos marcam como uma tatuagem. Torcemos para encontrar as pessoas certas, para que os nossos encontros aconteçam no momento apropriado, mas nem sempre é assim. A vida é feita de desencontros e a coisa mais comum do nosso dia a dia, é nos perdermos em meio à multidão.

E, assim, precisamos aprender a nos despedir. Todos os dias dizemos adeus a algo ou alguém, mesmo sem nos darmos conta. Todos os dias nos despedimos de alguma coisa que fica para trás: aquele sentimento, aquele antigo amor, aquela rotina, aquela amiga querida, aquela vontade oculta… Todos os dias dizemos adeus.

Não é fácil. Aprender a se despedir é uma das coisas mais difíceis dessa vida. Ninguém te ensina, ninguém te prepara, ninguém é capaz de fazer isso por você. Aprender a se despedir é doloroso, mas necessário, pois a única certeza que levamos dessa vida é que todos os dias precisamos dizer pelo menos um adeus.