Inspirações para escrever: 9 dicas simples para ter boas ideias
Uma das maiores barreiras que os produtores de conteúdo e escritores enfrentam é o chamado “bloqueio criativo”. Sem rodeios, estamos falando de não ter inspirações para escrever. Recentemente li a obra “Romancista como Vocação”, de Haruki Murakami, e fiquei impressionada (e feliz) ao descobrir que várias das minhas “técnicas de inspiração” são as mesmas do escritor japonês.
Leia também: 10 ensinamentos incríveis de Haruki Murakami para todos os escritores
Com o intuito de ajudar quem quer escrever, mas muitas vezes empaca porque não sabe sobre o que escrever, trouxe 9 dicas simples e que funcionam muito bem comigo. É claro que esse processo é pessoal e, portanto, cada um deve encontrar o que faz mais sentido para si mesmo. No entanto, se você não faz nem ideia de por onde começar, espero poder ajudar.
Inspirações para escrever: dicas simples de implementar no seu dia a dia
1. Alimenta a sua criatividade sempre
Para sempre ter inspirações para escrever, a principal dica da qual você não pode se esquecer é que é importante sempre procurar alimentar a sua criatividade. Isso significa que a sua rotina deve estar permeada de pessoas e referências que te ajudem a ter bodas ideias.
Você deve estar se perguntando: e como fazer isso? Assistindo filmes, ouvindo podcasts, indo a eventos, lendo, conversando com as pessoas. A criatividade é impulsionada por meio de tudo o que nos cerca, basta criar um dia a dia que te obrigue a sair da zona de conforto.
2. Use o cotidiano como inspiração
Muita gente acha que é preciso vivenciar uma situação grandiosa (a perda de um amor, a morte de um ente querido e por aí vai) para ter algo sobre o que escrever. Na verdade, há muita inspiração no cotidiano. Uma tarde chuvosa, um café com a sua vó ou uma caminhada ao ar livre já podem ser o suficiente para abastecer o seu banco de ideias.
O dia a dia está repleto de belos detalhes, reflexões, pessoas e acontecimentos. Valorize a vida e tudo de simples que há nela, pois é assim que nascem bons textos.
3. Crie um ambiente favorável
Às vezes você tem as ideias, mas não consegue escrever simplesmente porque não está se sentindo motivado. Sabia que o ambiente externo pode ser um fator importante nesse sentido? De que adiantam ótimas ideias se você está em um lugar muito quente ou barulhento?
É importante criar um ambiente que te inspire a escrever. E estou falando tanto do espaço físico como da energia do local. Se você produz melhor durante o dia, que tal experimentar ficar um pouco ao ar livre? Já se produz melhor dentro de casa, que tal criar um espaço agradável que te ajude a se concentrar? Às vezes, uma música ou uma linda paisagem podem te inspirar mais do que você imagina. Vá testando até encontrar espaços que impactam positivamente a sua produtividade.
4. Escreva à mão
Estamos viciados em escrever direto no computador e celular, mas já parou pra pensar sobre como usar papel e caneta pode ser útil para ter inspirações para escrever? Às vezes eu gosto de apenas pegar um caderninho e escrever uns devaneios soltos, pois isso me ajuda a me conectar comigo mesma.
Pode ser uma boa técnica para testar também caso você esteja se sentido travada. Fuja das telas: apenas escreva como se fazia antigamente (e se for com caneta tinteiro melhor ainda rs).
5. Liste seus aprendizados, conquistas e experiências
Outra dica muito simples para implementar no seu dia a dia é fazer listas com acontecimentos, experiências, conquistas e aprendizados da dua vida. E por que fazer isso? Bom, você é um ser humano com uma história única. O seu ponto de vista sobre a vida e o mundo são somente seus.
Portanto, ao contar para as pessoas sobre as suas histórias alegres e tristes, conquistas e perdas, estará proporcionando reflexões valiosas e singulares. Não menospreza a sua bagagem. Você com certeza tem algo para dizer ao mundo. Faça essas listas e depois vá criando textos em cima de tudo o que foi pontuado.
6. Converse com o seu público
Está sem inspirações para escrever? Pergunte ao seu público o que eles gostariam de ler. Às vezes, ficamos correndo atrás do rabo em busca das respostas quando, na realidade, essas respostas estão nos nossos leitores. Conversando com o seu público você conseguirá identificar suas dores, necessidades e o que desejam ler. É simples e rápido: faça uma breve pesquisa para investigar os assuntos que podem ser abordados e cruze-os com a sua experiência de vida para escrever textos únicos e atrativos.
7. Conecte-se com pessoas diferentes
Isso aqui já deu caldo para vários dos meus textos. Por mais que a atividade de um produtor de conteúdo possa ser um pouco solitária de vez em quando, para se ter ideias e fazer boas reflexões é preciso viver. As melhores histórias costumam vir de experiências próprias ou de pessoas próximas. São histórias que nos fazem refletir e questionar o mundo a nossa volta.
Uma coisa que aprendi nos últimos anos é que todos nós vivemos dores, alegrias e angústias muito semelhantes. A questão é que, muitas vezes, não conseguimos colocá-las para fora, expressar da melhor maneira. Por meio das palavras conseguimos traduzir o que muita gente sente, mas nem todos conseguem exprimir. Ao se abrir para o mundo, viver histórias e conversar com pessoas diferentes, você estará ampliando o seu repertório.
Essa prática tão simples, a conversa, é capaz de provocar um turbilhão dentro de nós. Quando ficamos presos ao nosso mundinho, sempre com as mesmas pessoas, nas mesmas discussões e estilos de vida, a nossa mente fica limitada.
O mundo é enorme, basta querer explorar. Abra espaço na sua vida para conversar tanto com o seu amigo de infância que é tão parecido com você como com aquele colega de trabalho que só tem opiniões divergentes da sua.
É claro que nem todas as conversas serão boas ou inspiradoras, mas mesmo aquelas que incomodam provocarão algum tipo de faísca. Podem ser papos leves, rápidos, densos ou mais demorados. Independentemente de como ou com quem, com certeza serão capazes de trazer algum ponto de vista diferente que, eventualmente, pode se tornar um texto.
8. Observe atentamente tudo ao seu redor
Outra dica que, a princípio pode parecer boba, mas eu garanto: faz a diferença. Da mesma forma que conversar com pessoas diferentes sobre assuntos diferentes é uma maneira de abrir a sua mente e criar reflexões que saem da sua zona de conforto, observar o mundo ao seu redor também tem esse efeito.
Repare em gestos e comportamentos, observe conversas, analise como as pessoas reagem em determinadas situações. Fique atento às pessoas no metrô, nas ruas, nos bares. E não se limite aos indivíduos, deixe os ambientes lhe inspirarem também: o tráfego de carros, as luzes espalhadas pela cidade, a movimentação nos restaurantes.
Comece a praticar o quanto antes e tenha certeza de que, aos poucos, esse comportamento vira rotina e você passa a observar tudo ao seu redor de maneira automática.
9. Anote, sempre!
Nada de sentar em frente ao computador e esperar as inspirações para escrever chegarem como uma luz divina, ok? Isso só acontece nos filmes. É claro que ter um horário para escrever é importante, mas não faça desse o único momento do seu dia em que irá se dedicar a essa atividade. Isso porque pode acontecer de no momento em que você se sentar para escrever, toda a inspiração fugir.
E não é porque você está sem ideias sobre o que escrever que não deve escrever. Para evitar essas situações, crie o hábito de anotar inspirações ao longo do dia.
A partir do momento em que você começar a observar tudo o que acontece ao seu redor e vivenciar mais conversas com as pessoas, as ideias surgirão naturalmente. Não deixe ela apenas na cabeça, pois as chances de esquecer são altas. Anote no bloco de notas do celular ou em um caderninho. Eu tenho o hábito de anotar no celular mesmo – vou pontuando lá diversas reflexões, frases, ideias, livros. Tudo que possa virar texto em algum momento.
Uma parte acaba ficando por lá para sempre, mas garanto que mais de 70% vira conteúdo. E normalmente conteúdo dos bons! Muito melhores do que aqueles que sofrem para sair quando estamos entediados olhando para a tela do computador e nos forçando a ter ideias incríveis.
O simples pode ser o mais eficaz
Você deve ter percebido que essas dicas são simples. Alguns podem dizer que são até muito simples, mas o que importa é se funcionam ou não. Se mesmo assim precisar de outros estímulos, procure sair um pouco mais da sua zona de conforto. Exercícios físicos, caminhadas e atividades similares podem ajudar a extravasar e tirar a mente de um círculo vicioso também.
Não há fórmula mágica padrão que funcione para todo mundo. As inspirações para escrever surgem de formas diferentes para cada pessoa – é preciso identificar os seus gatilhos.
O que é uma verdade para todos é que por meio das palavras podemos captar a sensibilidade da vida e nos conectarmos com as pessoas. E para que esta missão seja cumprida, acredito que cada um deva encontrar o seu caminho – sem medo de errar e, principalmente, sem medo de expor a sua voz.
Se você gostou deste conteúdo e não quiser perder mais nenhum, assine a minha newsletter!
Ah, e acompanhe todos os meus conteúdos nas minhas redes sociais também: