3 razões para ler a série napolitana de Elena Ferrante
O livro “A Amiga Genial”, de Elena Ferrante, bombou nos últimos tempos e são poucos os que ainda não ouviram falar sobre a série napolitana de quatro livros. Comecei a ler ano passado e, em menos de um mês, tinha devorado o primeiro volume. O dom de Ferrante faz com que a gente queira sempre saber o que acontecerá em seguida e não esperei muito para comprar o segundo. Já passei da metade e não vejo a hora de comprar o terceiro!
Estou gostando tanto dos livros que resolvi listar aqui três grandes razões para quem ainda não leu, sair correndo para a livraria mais próxima e adquirir o seu exemplar
1. A história é extremamente fluída e envolvente
Adoro livros complexos e que exigem mais de nós leitores, no entanto, também tenho uma queda por aqueles que são mais leves e fluídos, como é o caso de “A Amiga Genial”. Apesar de suas 400 e tantas páginas, a leitura é simples e fácil, o que faz com que você leia mais de 100 páginas numa sentada. Isso não quer dizer que o livro seja bobo ou a história não traga reflexões profundas. Significa simplesmente que a autora tem um estilo de escrita mais fluída mesmo, menos descritiva e nada cansativa – foi exatamente isso que tentei trazer em “Lola & Benjamin“, meu primeiro romance.
2. A obra trata de temas universais e atemporais
Apesar de se passar em outra época, a história retratada de maneira alguma é ultrapassada. Nós, jovens do século XXI, facilmente nos identificamos com o que está sendo relatado – os dilemas, os relacionamentos, as amizades. É claro que algumas coisas são bem específicas do lugar e tempo em que a história se desenrola, mas no geral, as reflexões despertadas são atemporais e universais.
3. A narração em primeira pessoa nos coloca lado a lado da personagem
Adoro livros com narrador-personagem. Na série napolitana temos a sorte de conhecer a história por meio da narradora-personagem Lenu. Acho esse tipo de leitura mais interessante porque podemos ir captando ao longo da obra as sensações da narradora e fazendo suposições sobre sua postura na história que está narrando. Dessa forma, nos sentimos mais parte de tudo o que está sendo contado, como se a personagem estivesse ao nosso lado falando cada detalhe da narrativa.
Bom, esses são apenas 3 motivos que encontrei para tentar convencer vocês de que vale a pena mergulhar nessa leitura! O livro é diferente de muitos por ai, principalmente por não conter um grande clímax, mas vários pequenos clímax que vão tornando a história constantemente interessante. Basicamente, a narrativa gira em torno de Lila e Lenu, que são amigas desde a infância e, ao longo dos livros, vamos conhecendo a história que se desenrola entre elas na vida adolescente e adulta! Vale muito a pena 😉 Não deixem de conferir!